Que tal conhecer melhor o consórcio?

Trataremos a seguir sobre as  principais dúvidas  que os clientes têm sobre essa incrível modalidade de compra.

O que é consórcio?

Consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito para compra de bens e contratação de serviços. É baseado no autofinanciamento, ou seja, no uso de recursos dos próprios participantes dos grupos. Funciona assim: todo mundo que faz parte do grupo contribui com o pagamento de um valor por mês. Essa quantia arrecadada, chamada de “fundo comum”, irá permitir que um ou mais participantes possam comprar o bem ou contratar o serviço desejado naquele mês.Por isso, consórcio é compra colaborativa: O sonho de um é o sonho de todos!A escolha dos participantes que poderão utilizar o crédito no mês é realizada de duas formas: por sorteio e lance.No sorteio, todos os participantes em dia com as prestações concorrem em igualdade, conforme regras estabelecidas em contrato. Muitas administradoras utilizam, por exemplo, o resultado da loteria federal.Já no lance, o participante interessado em antecipar a contemplação pode fazer uma oferta no valor que desejar e, caso seja a campeã, ele ganha o direito de utilizar o crédito. O consorciado só paga o valor ofertado se for contemplado, sendo a quantia descontada do seu saldo devedor (pois o lance nada mais é do que a antecipação de prestações).Como não é possível saber quando a contemplação acontecerá, o consórcio é ideal para quem pensa no futuro e pode esperar.Ou seja, o consórcio tem como essência o planejamento.A formação e a gestão dos grupos é realizada por uma administradora de consórcios, que deve ter autorização concedida pelo Banco Central do Brasil.O BCB é a autoridade responsável por normatizar, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as atividades do Sistema de Consórcios. Essas responsabilidades estão determinadas na Lei no 11.795/2008, a Lei dos Consórcios.Por fim, mas não menos importante, vale destacar que o consórcio é uma modalidade genuinamente brasileira! Ele foi criado no Brasil, nos anos 1960.

O que posso comprar com consórcio?

Você pode comprar qualquer tipo de bem ou serviço por meio do consórcio. Essa modalidade atende aos mais variados sonhos!É possível planejar a compra de carros, motos, caminhões, ônibus, embarcações, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, imóveis residenciais, comerciais, de veraneio (praia ou campo), na planta, terrenos e galpões industriais. Também é possível construir ou reformar, pagar intercâmbio, cursos, festas de casamento ou aniversário, cirurgias plásticas, tratamentos odontológicos, comprar eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros bens móveis duráveis. Enfim, com consórcio, você pode tudo o que imaginar! Além disso, você tem liberdade para escolher o fornecedor ou prestador de serviço, assim como o bem ou serviço que melhor lhe convier, desde que pertencente à mesma categoria do bem que consta no contrato. E ainda tem poder de compra à vista, podendo negociar descontos ou melhores condições!

O que é pago no consórcio?

Como vimos anteriormente, consórcio é autofinanciamento. E, por ser autofinanciamento e não utilizar recursos de uma instituição financeira, nessa modalidade não há cobrança de juros. O que é pago no consórcio é uma taxa de administração, que é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, organização e administração do grupo. Além da taxa de administração, alguns grupos podem ter a cobrança de seguros e de fundo de reserva, que serve para proteção do grupo. Em caso de existirem recursos no fundo de reserva, quando do encerramento do grupo, eles serão devolvidos proporcionalmente a todos os participantes ativos. Assim, em cada parcela do consórcio é paga uma parte do crédito (Fundo Comum), da taxa de administração e, se houver, de seguros e fundo de reserva. E cada um desses componentes da parcela é definido em percentual sobre o valor do crédito. Todos os pagamentos e percentuais devem estar registrados no contrato de adesão.Devido a essas características, e à diversidade de planos, há sempre um consórcio que cabe no seu bolso!

Passo a passo do consórcio

Clique sobre os título para expandir o texto

Tenha claro o seu objetivo, quanto precisa e o prazo máximo que pode aguardar para conquistá-lo. Antes de aderir, pesquise os planos disponíveis em uma ou mais administradoras de consórcios autorizadas pelo Banco Central, até encontrar o que melhor atende ao seu objetivo. Lembre-se que as taxas e algumas regras variam entre empresas e entre grupos.

Quando você estiver seguro de que encontrou o plano ideal, prepare-se para assinar o contrato. Assim como em qual- quer negociação, leia atentamente todas as cláusulas. Confira se nele consta tudo o que foi prometido na venda e certifique-se de ter compreendi- do e estar de acordo com todas as regras ali estabelecidas. Lembre-se de guardar sua via e consultá-la sem- pre que tiver dúvidas.

Ao aderir a um consórcio, você assume compromissos financeiros com a administradora e o grupo. Por isso, fique atento para pagar as parcelas em dia e não sofrer as consequências da inadimplência. As par- celas do consórcio devem ser pagas até o encerramento do grupo, a menos que você antecipe a quitação do seu saldo devedor. Ainda, elas são corrigidas ao longo do grupo, sempre que o crédito for atualizado.

Ao longo do prazo do grupo, você concorrerá à contemplação mensal- mente (ou conforme a periodicidade estabelecida no contrato), durante as Assembleias Gerais Ordinárias (AGO). A contemplação poderá ocorrer por sorteio ou por lance, caso você queira ofertar uma quantia, que será abatida do seu saldo devedor. Assim como em um leilão, você só paga o valor ofertado se for o vencedor, e ganha quem ofertar o maior valor (ou percentual do crédito).

Ao ser contemplado, você poderá utilizar o crédito para realizar o seu objetivo. Você só precisará apresentar as garantias solicitadas pela administradora, previstas em contrato. E terá ainda até o encerramento do grupo para utilizar o crédito, que fica recebendo rendimentos de aplicações financeiras realizadas pela administradora a partir da data da contemplação.

Todo grupo de consórcio tem definido em contrato seu prazo de duração. O prazo representa o tempo que o consorciado tem para pagar o plano contratado, bem como para utilizá-lo, após ser contemplado. No encerramento do grupo, a administradora presta contas e comunica os consorciados de possíveis valores a serem resgatados, como referente ao fundo de reserva.

Dicas para fechar um bom negócio

Agora que você já viu que o consórcio é uma excelente modalidade para planejar e realizar sonhos, fique atento a essas duas dicas da ABAC, essenciais para fechar um bom negócio: Confira se a administradora tem autorização do Banco Central.

É fundamental verificar que a empresa que fará a gestão do grupo é autorizada pelo BC. Mesmo que você compre de um representante ou correspondente de vendas, o nome e CNPJ da administradora constará no contrato e são esses dados que devem ser verificados.

Você pode consultar diretamente no site do BCB (bcb.gov.br), ou consultar a ABAC, pelo e-mail: falecom@abac.org.br. Vale destacar que todas as administradoras associadas à ABAC são autorizadas. Confira a lista completa da ABAC em abac.org.br. Leia atentamente o contrato de adesão, pois nele estarão todos os seus direitos e deveres. Confira, principalmente:

• O valor do crédito e o prazo de duração do grupo;

• Os percentuais de contribuições (taxa de administração e, se houver, fundo de reserva e/ou seguro) e as demais despesas cobradas;

• O critério de correção do crédito que será aplicado pela administradora;

• As garantias que você deverá fornecer para utilizar o crédito.

Ainda precisa de mais esclarecimentos?

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato

Consol Consórcios tem uma rica história, com mais de 35 anos de bons negócios. Figura entre as principais revendedoras do país, com inúmeros prêmios de reconhecimento pelo serviço de levar a milhares de famílias o sonho da conquista do tão desejado bem.